Notícias actuais do Cubal

Vice-ministro anuncia construção de 36 centros para juventude

Trinta e seis centros comunitários para a juventude serão construídos em todo o país, ainda este ano, informou no fim-de-semana o vice-ministro da Juventude, Yaba Alberto, aquando da sua visita ao município da Baía Farta, 25 quilómetros da cidade de Benguela.
De acordo com o responsável, para este projecto estão disponíveis 300 mil dólares, visando a construção de dois centros em cada província, tendo adiantado que para Benguela estão contemplados os municípios da Baía Farta e do Cubal.
O centro da juventude da Baía Farta, com uma área de três hectares, contará com um campo polivalente, sala de leitura, informática, entre outros serviços.
Yaba Alberto considerou importante a criação de centros para a juventude, a fim de ocupar os tempos livres, contribuindo também para o combate à delinquência juvenil.
De acordo com o vice-ministro, o centro será erguido no bairro da Camunda, junto ao ex-hospital do CFB, no município do Cubal, devendo comportar uma sala de aconselhamento, de Internet, biblioteca, salão de beleza e um campo polivalente.
No Cubal, o governante visitou também o espaço atribuído pela administração local (reserva fundiária), com cerca de 150 hectares para a construção de residências aos jovens e outros projectos consignados pelo governo, no quadro do seu programa de um milhão de casas a todo país.
Inteirou-se também do funcionamento das infra-estruturas desportivas que estão consignadas no programa "Despontar", do Ministério da Juventude e Desporto.
Mostrou-se satisfeito com a disponibilidade das autoridades locais e disse estarem lançadas as bases para que os jovens adiram ao programa de autoconstrução dirigida.
Referiu, por outro lado, que a segunda fase do projecto crédito jovem, do Ministério da Juventude e Desporto, vai abranger o município do Cubal, visando estimular a juventude no fomento aos negócios, de modo a participarem no processo de reconstrução nacional e a criação do auto-emprego e outros postos de trabalho.
A delegação visitou igualmente o estádio municipal de futebol, cujas obras de restauro estão à cargo da Delegação Provincial dos Desportos
.

Sem comentários: