LIVRO: Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola

Hoje, criamos um novo tema no nosso blog: "Livros com referências ao Cubal". Tal como é implícito, iremos abordar todos os livros em que o tema seja, ou não, o Cubal, mas onde o termo é mencionado. Garanto-vos que existem muitos. Irei, no futuro, aqui publicar os que conheço, pelo que agradeço também a V. participação. Vamos começar por um, que li neste Verão. A 14 de Agosto de 2009, tive a oportunidade e o prazer em conhecer, na Costa da Caparica, a sua autora Leonor Figueiredo. Conversamos sobre a nossa Terra, claro! Já tinha lido o livro antes de a conhecer, pelo que se tornou ainda mais interessante e motivante a nossa conversa.


Referência a um cubalense - João Marques, na pág.232
(clicar na imagem para aumentar)


A génese deste livro radica nos idos de Julho de 1975, quando a autora, já a residir em Lisboa com a mãe e os irmãos, recebeu a notícia de que o pai tinha desaparecido em Angola. «Assisti ao calvário da minha mãe (…) para tentar saber do seu destino. Moveu-me então uma vontade obsessiva de investigar o acontecimento dramático que marcou a nossa e muitas outras famílias portuguesas. O desaparecimento de alguém que nos é querido confronta-nos com a impossibilidade do luto», refere a autora na Introdução de «Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola».

O tema é preocupante e para não esquecer. Deixo à V. interpretação e consideração. Poderão verificar nos links abaixo, mais informação sobre o mesmo:
Nota: A autora, Leonor Figueiredo, criou um e-mail para que todos os leitores e interessados possam escrever-lhe com os seus próprios relatos e testemunhos ficheirossecretosdeangola@gmail.com
Título: Ficheiros Secretos da Descolonização de Angola
Autor: Leonor Figueiredo
Editor: Alêtheia
Ano de edição: 2009 (Agosto 2009)
Classificação: Temas Contemporâneos


Sem comentários: